sexta-feira, 16 de janeiro de 2009




Segundo li, vai voltar à carga a discussão do casamento entre homosexuais.
Eu sou completamente a favor e não entendo, francamente, as mentes retrógragas e pseudo-púdicas que se afirmam contra. Aliás, a não ser pelo preconceito religioso, não li ainda uma opinião fundamentada do grande mal que vem ao mundo se pessoas do mesmo sexo tiverem o direito de poder contrair matrimónio entre si.
Do pouco que sei dos cânones religiosos, a finalidade última do casamento é a procriação e o casamento é para todo o sempre (aquela história que o que Deus uniu o homem não pode separar e tal). O que equivale a dizer que só se podem casar pessoas de sexo diferente porque são as únicas capazes de ter filhos, que isso sim interessa mais do que o amor. E que, corram as coisas bem ou mal, estejam as pessoas felizes ou não (filhos incluídos), vão ter de se gramar um ao outro até oa fim dos seus dias, qual castigo por se terem junto em alguma fase das suas vidas.
Dando de barato que ainda há gente que se identifica com tais cânones e que, por isso mesmo, e apenas por isso, decidiu casar pela Igreja, há que convir que a maioria da população (felizmente, quanto a mim), não se revê em nada disto. A maioria das pessoas que casa pelo Igreja fá-lo ou para agradar aos progenitores ou porque a espectacularidade do acto é bem maior. E por nenhuma outra razão. E nem esses casam com a finalidade única de ter filhos e com a certeza de estar a criar um vínculo que seja mais duradouro do que o amor que os une.
A vida mudou, as realidades mudaram e os cânones em questão não se compadecem com a nossa realidade. Ponto final. Ter filhos, mesmo que seja um objectivo (que o é na maior parte dos casos) é mais complicado hoje do que há anos atrás e o amor para sempre até pode existir, mas é cada vez mais raro. Convenhamos.
(Sobre isto, os casamentos entre heterosexuais, se me der praí, poderei falar noutro post.)
As pessoas casam-se porque, em determinada altura, querem juntar a sua vida à da pessoa que amam, convencidas que o sempre equivale a enquanto houver amor entre eles, porque querem dar uma maior seriedade ao relacionamento ou mostrar ao mundo que se amam e que apostam naquela relação de um modo especial. Podem querer ou não ter filhos, mas não é isso que os move.
Sendo esta a realidade das coisas, não consigo entender por que motivo há praí gente a achar que pode impedir que duas pessoas do mesmo sexo optem por casar. Como se amar alguém do mesmo sexo fosse menos digno do que amar alguém do sexo oposto e, por esse motivo, não se pudesse conferir seriedade oficializando um relacionamento. Porque, poesia à parte, é mesmo disso que se trata: de oficializar as coisas. A homosexualidade é mais do que normal nos dias que correm. Já se deixou essa discussão há muito tempo, felizmente. E o casamento, mais do que banal nos dias de hoje. Portanto, qual é o grande problema de duas pessoas do mesmo sexo irem à Conservatória do Registo Civil, e assinarem um contrato de comunhão de vida?
O amor entre eles não é menor. É tão digno de respeito e de celebração como o dos outros.
(Ah, e não. Não é um reflexo da minha orientação política.)

4 comentários:

apenas um gajo... disse...

A grande verdade é que o desejo por alguém do mesmo sexo é algo que faz parte da Natureza. Logo é tão natural como tudo que faça parte da vida. A única diferença que se pode estabelecer é meramente estatística.

Beijos

Peter-Plane-Pane disse...

Há um problema na questão toda, aliás uma dívida...

O casamento permite às pessoas aceder à adopção...

Filhos de casais homosexuais?

A sociedade está preparada para isso?

Pergunta-se...

Peter-Plane-Pane disse...

dúvida*

C disse...

Peter-Plane-Pane: a sociedade não está preparada para nada de nada, há que mudar as mentalidades e isso leva tempo. Dantes, os casais não se separavam também porque as criancinhas podiam ficar traumatizadas e nunca serem capazes de ter uma relação estável. Mentira! Os filhos de pais divorciados crescem na mesma e sem traumas. e vice-versa!
O "medo" m relação à adopção de crinaças por casais homosexuais é esse mesmo: que elas se tornem homosexuais. Tenho muitas dúvidas: afinal os homosexuais de hoje nasceram de casais heterosexuais, certo?